Caro leitor, gostaria primeiramente de dizer que não sou formado em psicologia e muito menos possuo qualquer instrução "científica" para conduzir qualquer pessoa a qualquer diagnóstico ou tratamento. Contudo, gostaria de trazer experiências próprias que adquiri ao longo da vida e que me ajudaram de certa forma a não cair em uma profunda depressão.
Espero poder ajudar de alguma forma.
Meu pensamento pessoal acerca da depressão
Antes de mergulhar nessa questão, vamos falar de alguns números em nosso país.
O Brasil é o país mais afetado pela depressão na América latina, onde cerca de 5,8% da população é acometida pela enfermidade, o equivalente a 11,7 milhões de pessoas. Os dados são de um mapeamento feito pela OMS. Além disso, existe um estudo epidemiológico que mostra que nos próximos anos esse número tende a crescer substancialmente, podendo chegar na casa dos 15,5%.
Eu faço parte de um grupo chamado PGM, estou a título de estudo, e vejo que pelo menos 67% dos perfis de pessoas falecidas que passam pela minha timeline tiraram a própria vida.
Todos os dias são inúmeras pessoas tirando a própria vida, algo que considero assustador, porque isso nos mostra que de fato existe uma "epidemia" de depressão em nosso país e que o poder público não dá a devida importância para isso.
Um dos membros do PGM, de codinome A.S., sempre posta casos em que as pessoas tiram a própria vida. Em uma determinada postagem, reparei que havia uma numeração com hashtag #434 que, segundo ele, significa a quantidade de posts que já havia feito no grupo até ali — ele começou a registrar em 20 de outubro de 2023.
Outro membro chegou a perguntar o que significava o número #434, então foi aí que A.S. revelou o seu significado sombrio.
Algo que me causou grande espanto é que somente este ano já foram mais de 200 posts de suicídios relatados no grupo por ele, ou seja; o ano recém começou e ele já está em 200.
Tendo isso em vista, venho salientar que A.S. é apenas um dos membros que trazem à luz esse tipo de relato, e como ele, existem muitos outros que certamente reportam muito mais casos.
A minha experiência
Eu particularmente nunca cheguei a ter depressão confirmada por meio de diagnóstico médico, mas já tive alguns sentimentos que me fizeram pensar se era ou não essa maldita doença.
Comecei a sentir isso após sair da presença de DEUS, onde me sentia vazio e sem propósito — quando você sente que está sem rumo e não possui motivo de estar vivo.
Embora eu sempre pudesse contornar tais sentimentos e pensamentos, não havia nada que pudesse fazer para essa "crise existencial" parar de me incomodar.
Esse sentimento te destrói em "doses homeopáticas", ele vem sorrateiramente e quando você menos percebe já está tomado por ele; é como se você pudesse ter tudo e, ao mesmo tempo, não ter nada.
O fato de você poder comprar, viajar, e viver no conforto não significa que esse vazio não estará lá te esperando no final, pois a plena felicidade foge de você, e por mais que você consiga correr nunca consegue alcançar.
Tudo isso aconteceu através da ausência de DEUS em minha vida, onde sentia um vazio muito grande e, por mais que eu fizesse algo para sair desse estado de espírito, nunca obtinha êxito.
Eu cheguei a passar por isso duas vezes e confesso que é a pior coisa que existe, quando a pessoa vive sem direção e sem propósito de vida, o que traz um sentimento de "inércia", e é a partir daí que a pessoa começa a pensar coisas que não convém; como acreditar que não serve para nada, que ninguém se importa com ela, que ela só está no mundo para incomodar os outros e, pior, começa a pensar em tirar a própria vida por isso.
Após passar por essas experiências desagradáveis, afirmo categoricamente que o mau pensamento provém do maligno e está enraizado nos maus fluidos do campo espiritual, pois entendo, por experiência própria, que a ausência de DEUS em minha vida — devido ao meu afastamento — me causou isso.
Qual é a saída?
A saída não é fácil, eu sei, mas te garanto que é eficaz e te tirará do abismo para o refrigério da vida e da paz de espírito que só encontramos em Cristo Jesus.
Se você ler as escrituras verá Jesus libertando pessoas cativas dos espíritos malignos que visavam tirar sua paz e sua vida. Acredite, o mesmo pode ser feito com você neste exato momento. Basta fechar seus olhos e pensar nas coisas boas que DEUS tem preparado para aqueles que creem no seu nome, nas maravilhas que poderemos desfrutar estando em sua doce e santa presença, não falo de coisas materiais, mas de paz de espírito e vigor para prosseguir na caminhada nesse mundo tão perverso e imoral.
JESUS te diz nessa noite:
"²⁸ Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei." - Mateus 11:28
³⁷ Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. - João 6:37
Portanto, meu amado (a), não se preocupe com a situação em que você está agora, pense apenas no Cristo que se entregou no madeiro justamente para que fôssemos perdoados pelos nossos pecados.
Sendo assim, te convido a estar na presença desse DEUS poderoso neste dia especial.
Se coloque diante de DEUS, e com o coração contrito, clame a ele sua necessidade, colocando para fora tudo o que te atormenta, e então, DEUS ouvirá do seu trono celestial e te dará o refrigério que tanto precisa. Amém.
Que DEUS te abençoe ricamente e te dê a paz!
Pela graça e misericórdia de DEUS,
Cezar Scholze
Nenhum comentário
Comentários com xingamentos e desrespeito a quem quer que seja serão removidos sem aviso prévio.
Por gentileza, busquem ser respeitosos e maduros o sucificiente para comentarem sem serem agressivos ou zombadores.
AVISO: Cada um será responsabilizado por seus próprios comentários, os quais incluem acusações, difamações e calúnia.
Desde já eu agradeço a compreensão.
Boa leitura a todos.